Denominação de Origem Protegida da Beira Interior Os Azeites da Beira Interior - DOP fazem parte da matriz cultural da região Beira Interior, cujos olivais são parte integrante da paisagem.

Dadas as características organolépticas e as variedades de azeitona, os Azeites da Beira Interior integram dois tipos regionais:
Azeite da Beira Alta e Azeite da Beira Baixa.

O Azeite da Beira Alta - DOP apresenta uma coloração amarela levemente esverdeada a amarela clara levemente esverdeada, com aruma suí generis e sabor a fruto. Obtêm-se sobretudo da azeitona das variedades Galega, Cornicabra, Carrasquenha, Negrinha, Madural e Cobrançosa.

O Azeite da Beira Baixa - DOP apresenta uma coloração amarela clara levemente esverdeada a amarela clara, com aruma sui generis e sabor a fruto. Obtêm-se sobretudo da azeitona das variedades Galega, mas também da Bical e Cordovil.

O uso da Denominação de Origem obriga a que o azeite seja produzido de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, as condições de produção, higiene dos lagares e conservação do azeite e embalamento do produto.
A rotulagem deve cumprir os requisitos da legislação em vigor, mencionando também a Denominação de Origem. Os Azeites da Beira Interior devem ostentar a marca de certificação aposta pela respectiva entidade certificador.

A área geográfica correspondente à produção dos Azeites da Beira Interior abrange cerca de 11 958 km2 e compreende os seguintes concelhos:
Para o Azeite da Beira Alta: Almeida, Celorico da Beira,Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia e Trancoso;
Para o Azeite da Beira Baixa: Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Mação, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sabugal, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

Agrupamento de Produtores Associação dos Produtores de Azeite da Beira Interior
Rua S. João de Deus, 23 r/c Esq.
6000-276 CASTELO BRANCO
Telf. +351 272 326 145 Fax: +351 272 326 143 Tm. +351 969 284 185
E-mail: apabi@sapo.pt

Organismo Privado de Controlo e Certificação CERTIALENTEJO - Certificação de Produtos Agrícolas, Lda.
Rua General Humberto Delgado, 34 - 1º 7005-500 ÉVORA
Tel. +351 266 769 564/5 Fax: +351 266 769 566
E-mail: geral@certialentejo.pt

http://ptqc.drapc.min-agricultura.pt/documentos/azeites_beira_interior.pdf

Região: 
Categoria: 
Outros AlimentosFrutos
Outros AlimentosFrutosAzeitona