Ingredientes:
• 2 kg de farinha de milho ;
• 250 g de farinha de trigo ;
• 1 colher de sopa (mal cheia) de sal
Confecção:
Peneira-se a farinha de milho para um alguidar de barro vidrado. Tem-se a ferver 1 litro de água com sal. Vai-se deitando esta água a ferver sobre a farinha e mexendo com uma colher de pau. No final não se obtém uma mistura homogénea. Espalha-se a massa para arrefecer e polvilha-se com a farinha de trigo. Quando a temperatura da massa o permitir, amassa-se tudo de modo a obter-se uma massa uniforme, bem ligada e dura; se for necessário, junta-se um pouco mais de água morna. Com esta massa tendem-se bolas do tamanho de laranjas grandes.
Põe-se a sertã de barro ao lume e, quando ao deitar-lhe dentro um pouco de farinha de milho esta alourar imediatamente, coloca-se uma bola de massa na tendedeira de madeira polvilhada com farinha de milho e, com a mão molhada em água fria, espalma-se a massa de modo a obter-se um círculo ligeiramente mais pequeno do que a tendedeira com a espessura de um dedo.
No centro de cada bolo faz-se um buraco com o dedo, para permitir uma melhor cozedura dos bolos. Deixa-se o bolo escorregar para a sertã e quando estiver ligeiramente louro vira-se com a ajuda de uma espátula, deixando cozer do outro lado. Estes bolos devem ser comidos quentes e acompanham diversos pratos, podendo no entanto ser comidos só com manteiga.
A sertã é uma espécie de frigideira de barro não vidrado que pode aquecer com qualquer tipo de combustível.
Fonte: Editorial Verbo
Bolo de Sertã
Categoria: