O granito explorado integra-se no maciço de Vila Real, o qual faz parte de um vasto corpo granítico com alinhamento coincidente com o antiforma Monção-Vila Real-Moncorvo (Norte de Portugal). Trata-se de um granitóide tardi a pós-tectónico relativamente à 3ª fase de deformação Hercínica.

Descrição macroscópica: Granito amarelo-esbranquiçado a amarelo-acastanhado, de granulado médio ou médio a grosseiro e leve tendência porfiróide, de duas micas, com alteração mais ou menos pronunciada e foliação incipiente.

Caraterísticas Gerais da Exploração: A exploração deste tipo de granito processa-se sobretudo em extensão, interessando grandes "bolas" e massas da zona superficial de alteração meteórica do maciço, com o objectivo de se obterem tonalidades amareladas homogéneas. A tonalidade da pedra tem tendência a variar sempre um pouco da periferia para o interior das massas rochosas, sobretudo na vizinhança das diaclases. Por isso, apenas em algumas zonas se podem obter blocos de grande tamanho, sendo mais vulgares os de tamanho médio ou pequeno a médio. O maciço apresenta, no topo, espessura variável de rocha muito fracturada, sem aproveitamento. As fracturas sub-verticais das massas exploráveis são suficientemente espaçadas e condicionam menos a obtenção de blocos que as fracturas inclinadas ou algumas das sub-horizontais. As zonas em exploração encontram-se encaixadas entre fracturas notáveis com movimentação, provocando esmagamento e estriação, tais como N 60 a 70º E, 80º W e N 10 a 45º E, com pendor idêntico. Outros sistemas de fracturas sub-verticais observados, e que variam um pouco de local para local, possuem direcção N 20 a 30º W, N 50 a 70º W e inclinação entre 75 e 80º para NE ou SW até à vertical. As fracturas sub-horizontais têm atitude aleatória. No seio da massa granítica, podem ocorrer encraves de granito de granulado mais fino, agregados biotíticos e raros filonetes aplíticos e pegmatíticos, em geral oblíquos à fracturação principal, além de filonetes de quartzo centimétricos a decimétricos encaixados segundo o sistema de fracturas principal. A rentabilidade das explorações para a obtenção de bloco ornamental é baixa, pelo que também são produzidos perpianhos e rachão.

As reservas de pedra nesta vasta mancha granítica são elevadas, pelo que existem inúmeras explorações produtoras de granitos amarelados de diversas qualidades.

Região: 
Categoria: 
Produtos TradicionaisAreias e Pedras Naturais
Tipo: