0 granito de Pedras Salgadas faz parte de uma mancha alongada de granito calco-alcalino, tardi a post-tectónico, que se estende desde Vidago até sul de Vila Pouca de Aguiar (Trás-os-Montes).

Descrição Macroscópica: Granito cinzento claro de granulado médio e duas micas, embora predominantemente biotítico, com megacristais de feIdspato.

Características Gerais da Exploração:  As várias pedreiras da área, onde se explora um granito de características gerais homogéneas, são de dimensões razoáveis. Na pedreira dos Fojos, a fracturação é moderada, ainda que com zonas onde é intensa, apresentando como principais sistemas os de orientação média N 80º E e N 60º E, ambos de pendor elevado a verticais e, acessoriamente, um outro de direcção NW-SE, sub-vertical. A posição relativa destes sistemas e a ocorrência de algumas fracturas sub-horizontais facilita a extracção de blocos, cujo tamanho normal é mediano. Noutras áreas do maciço, é ainda relevante um outro sistema de falhas e fracturas sub-verticais de orientação média N 5 a 15º E, suficientemente espaçadas. No seio da massa rochosa, ocorrem, por vezes, algumas concentrações biotíticas com feldspato. 0 aspecto ornamental de maior interesse é obtido por corte segundo o "correr" da pedra.

As reservas da área são praticamente ilimitadas.

Região: 
Categoria: 
Produtos TradicionaisAreias e Pedras Naturais
Tipo: