A decoração tradicional Portuguesa mostra influências de diversos níveis. O meio circundante bem como as tradições de cada zona do País, os materiais existentes ditam muito sobre as características das tradicionais peças decorativas.

Se analisarmos os tipos de bonecas decorativas vemos isso mesmo. A boneca típica da Nazaré, vestida de forma característica com as suas sete saias é bem diferente da boneca de juta de Alcoutim, construída com os elementos existentes e diferenciadores das "gentes de Alcoutim".

Já no mobiliário é possível verificar a influência dos vários povos que habitaram a Península Ibérica mesmo antes de existir Portugal. Facilmente se encontram influências Árabes no mobiliário tradicional do Sul do País, área geográfica que se manteve durante mais tempo sob o jugo deste povo.

A par do artesanato, a decoração e mobiliário tradicionais tem mantido, por um lado, as suas características seculares embora por outro, sejam notáveis os esforços para criar uma simbiose perfeita entre passado e futuro em peças que aliam elementos antigos com outros mais estilizados, imprimindo um carácter de modernidade à tradição, mantendo no entanto as suas origens.