Na região actualmente identificada como denominação Terras da Beira o vinho foi, durante séculos, um produto de grande importância, remontando a época Romana. Mas foi no limiar do Século XII, pelas mãos dos monges de Cister, que a vinha teve um grande incremento.

Situada no coração do interior Norte, junto à fronteira raiana com Espanha, na região mais escarpada e montanhosa de Portugal Continental, abarca no seu interior as Serras da Marofa, Serra da Gardunha e parte da Serra da Estrela. O clima experimenta uma influência continental extremada, com impressionantes variações quotidianas de temperatura, Verões curtos, quentes e secos e Invernos prolongados e gélidos.

Os solos são maioritariamente de natureza granítica, com alguma presença de xistos e, embora menos comuns, alguma ascendência arenosa.

A Beira Interior encontra-se subdividida em três sub-regiões:

  • Castelo Rodrigo,
  • Pinhel e
  • Cova da Beira.

As duas primeiras, Castelo Rodrigo e Pinhel, partilham sensivelmente as mesmas especificidades materiais, apesar de se encontrarem separadas por cadeias montanhosas com picos de mais de mil metros de altitude onde a combinação de solos pobres, acídez elevada e maturações robustas garantem um futuro promissor para toda a região.

A Cova da Beira expõe características divergentes e alternativas, espraiando-se desde os contrafortes a Leste da Serra da Estrela até ao Vale do Tejo, a Sul de Castelo Branco.